A história de MAMBO, o cãozinho que comoveu a França, Zidane, Alain Delon e acabou por se tornar um símbolo internacional da luta contra os maus tratos aos animais.
Mambo foi queimado vivo em uma rua por jovens que queriam se divertir. Mas Mambo não só sobreviveu, como se tornou um símbolo da luta contra a crueldade aos animais na Europa.
A história aconteceu em agosto na França, quando dois jovens encontraram o cão abandonado perambulando pelas ruas. Enquanto um segurava o cão, o outro jogava gasolina por todo o seu corpo, "por diversão", conforme admitiram mais tarde. O animal, se contorcendo e se esfregando no chão, conseguiu escapar e fugir para longe, com queimaduras de terceiro grau em cerca de 40% do corpo.
Segundo o procurador, ele não foi ao tribunal "para despertar emoção", mas porque "esse era o seu lugar como vítima". Essa é a primeira vez que um cão se equivale a uma pessoa em um julgamento, apesar dos animais ainda serem considerados "bens móveis" para a lei francesa.
A jovem de 22 anos foi julgada e condenada a um ano de prisão, dos quais seis meses em regime fechado, e também a uma multa de 6 mil euros (quase R$ 18.000,00) sob acusação de ter cometido delito de crueldade e barbárie contra os animais. O rapaz será julgado em dezembro pelo Tribunal de Menores e pode pegar até três anos de detenção, pois foi o idealizador da crueldade mas, exatamente por ser menor de idade, pode ter a pena atenuada.
PATRONOS
Mambo pode se vangloriar dos fãs que estão ajudando em seu tratamento caríssimo. Entre eles, Zidane e o jornalista Michel Drucher. O ator Alain Delon enviou o veterinário que cuida dos seus animais para ajudar.
"Mambo foi vítima duas vezes: abandono e crueldade" - disse Virginie Saint-Jean Pocq, protetora. Com sua vontade de viver e de dizer não à morte infame que os jovens tinham decidido para ele, acabou se tornandomais uma bandeira para a defesa dos direitos dos animais".
Esta é uma vitória para os grupos de direitos dos animais e os muitos cidadãos europeus que lutaram para apoiar sua causa.
C'EST UN CHIEN DE L'ÉTÉ...
"Mambo é mais um cachorrinho de verão, um pequeno cão abandonado nas ruas na saída para as férias" confia com tristeza Virginie Pocq-Saint Jean, presidente nacional da SPA. Cá entre nós, nem um pouco diferente do Brasil.
Fonte: www.bichoderua.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário