quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ferradura da sorte

Considerada por muitas pessoas, um amuleto ligado à sorte e felicidade, por acreditar-se que a mesma nos protege contra mau-olhado e desgraças, a FERRADURA está ligada a uma crença que vem desde a Grécia Antiga. Os gregos consideravam-a um elemento poderoso, pois eram feitas de ferro, metal temido pelos maus espíritos e que no entanto os protegiam contra todo o mal, além do seu formato lembrar a lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade.
Os Romanos, por serem herdeiros de boa parte das tradições gregas, adotaram também esta superstição e passaram adiante.
Já os cristãos europeus por sua vez creditavam sua origem a São Dunstan de Canterbury, monge e arcebispo inglês, cuja lenda fala que ele teria colocado ferraduras no próprio demônio e as retirou somente depois de ouvir a promessa de que ele nunca mais se aproximaria do objeto. Daí, o costume da maioria dos católicos de colocar uma ferradura em qualquer cômodo da casa, principalmente na porta. A tradição manda colocar a ferradura no alto da porta, com as pontas viradas para cima, se não a sorte vai embora. Já, em alguns países, como a Espanha, acredita-se que a ferradura deve ser posicionada para baixo, para que a sorte se espalhe por toda a casa.







Um comentário:

disse...

Minha avó, mãe de meu pai tinha uma ferradura atrás da porta da sala. dizia ela que era para levar o mal olhado. MAs como decoração é lindo mesmo.
Deixei comentário no post das cortinas para pias de banheiro achei demais e vou fazer aqui em casa Idia ótima e econômica, em tempos de crise tudo é bom quando partilhamos.
Beijos e beijos!