terça-feira, 26 de abril de 2011

Ouvir estrelas

O que dizer quando surge de repente, uma flor-estrela no nosso jardim?!


Ora (direis) ouvir estrelas!
Certo, perdestes o senso!
E eu, vos direi no entanto.
Que, para ouví-las
muitas vezes desperto.
E abro as janelas, pálido de espanto.
.
E conversamos toda noite, enquando
A Via-Láctea, como um pálio aberto, Cintila.
E, ao vir o sol, saudoso e em pranto
Inda as procuro pelo céu deserto.
.
Dires agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas?
Que sentido tem o que dizem,
quando não estão contigo?"
.
E eu vos direi:
"Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e entender estrelas."
.
Olavo Bilac

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Novelo de flores

Uma "enrolada" nas idéias, digo, nas flores...




domingo, 24 de abril de 2011

SORTE cor-de-rosa

"Eu quero muiito um pouco de ti na minha casa..." (Comentário postado pela Marcia, em 05/03).

E quem sou eu para discordar de você, minha querida amiga, e do coelhinho da páscoa que te escolheu como vencedora do sorteio cor-de-rosa. PARABÉNS!

Guris e gurias queridas!!A sortuda deste primeiro sorteio promovido pelo Atelier Tapera Urbana, foi a Marcia. Uma guria tri legal, dona do bloguinho http://madameveve.blogspot.com. Um espaço criado para mostrar as suas habilidades artísticas e comentários repletos de sensibilidade.
Aproveito para agradecer a participação de todas vocês, pois assim, obtive a oportunidade de conhecer muitas outras gurias queridas, com emocionantes histórias de vida. Se eu pudesse, enviaria um mimo carinhoso à cada uma de vocês, mas... prometo que no final de ano, tem mais.Grande beijo!!

Feliz Páscoa

"Páscoa é dizer sim ao amor e a vida.

É investir na fraternidade.

É lutar por um mundo melhor."

Stela Maris Blandino




Guris e gurias queridas.

Mais uma semaninha que a minha "mui amiga" Net, me deixa na mão, impossibilitando-me de responder alguns e-mails e os comentários deixados aqui, nestes últimos dias.

Mas, parece que, depois de muuuuita insistência e persistência, consegui recuperar o sinal. Por isso, aproveito para desejar à todos vocês, uma feliz e saudável Páscoa. Que esta, nos proporcione grandes momentos de reflexão, polindo a nossa humildade e acrescentando sabedoria divina ao nosso espírito em evolução.

Fé, esperança e comprometimento com a paz.

Um beijo no coração.

Fê.

sábado, 16 de abril de 2011

Japão

Por Monja Coen Quando voltei ao Brasil, depois de residir doze anos no Japão, me incumbi da difícil missão de transmitir o que mais me impressionou do povo japonês: kokoro.

Kokoro ou Shin significa coração-mente-essência

Como educar pessoas a ter sensibilidade suficiente para sair de si mesmas, de suas necessidades pessoais e se colocar à serviço e disposição do grupo, das outras pessoas, da natureza ilimitada?

Outra palavra é gaman: aguentar, suportar. Educação para ser capaz de suportar dificuldades e superá-las.

Assim, os eventos de 11 de março, no nordeste japonês, surpreenderam o mundo, de duas maneiras:

A primeira pela violência do tsunami e dos vários terremotos, bem como dos perigos de radiação das usinas nucleares de Fukushima.

A segunda pela disciplina, ordem, dignidade, paciência, honra e respeito de todas as vítimas.

Filas de pessoas passando baldes cheios e vazios, de uma piscina para os banheiros.

Nos abrigos, a surpresa das repórteres norte-americanas: ninguem queria tirar vantagem sobre ninguém. Compartilhavam cobertas, alimentos, dores, saudades, preocupações, massagens. Cada qual se mantinha em sua área. As crianças não faziam algazarra, não corriam e gritavam, mas se mantiam no espaço que a família havia reservado.

Não furavam as filas para a assistência médica - quantas pessoas necessitando de remédios perdidos, mas esperavam também sua vez para receber água, usar o telefone, receber atenção médica, alimentos, roupas e escalda pés singelos, com pouquíssima água.

Compartilhavam também do resfriado, da falta de água para higiene pessoal e coletiva, da fome, da tristeza, da dor, das perdas, de verdura, leite, da morte.

Nos supermercados lotados e esvaziados de alimentos, não houve saques. Houve a resignação da tragédia e o agradecimento pelo pouco que recebiam . Ensinamento de Buda, hoje enraizado na cultura e chamado de Kansha no kokoro: coração de gratidão.

Sumimasem é outra palavra chave : Desculpe, sinto muito, com licença. Por vezes me parecia que as pessoas pediam desculpas por viver. Desculpe causar preocupação, desculpe incomodar, desculpe precisar falar com você ou tocar à sua porta. Desculpe pela minha dor, pelas minhas lágrimas, pela minha passagem, pela preocupação que estamos causando ao mundo. Sumimasem.

Quando temos humildade e respeito pensamos nos outros, nos seus sentimentos, necessidades. Quando cuidamos da vida como um todo, somos cuidadas e respeitadas.

O inverso não é verdadeiro: se pensar primeiro em mim e só cuidar de mim, perderei. Cada um de nós, cada uma de nós é o todo manifesto.

Acompanhando as transmições na TV e na internet, pude pressentir a atenção e cuidado com quem estaria assistindo: mostrar a realidade, sem ofender, sem estarrecer, sem causar pânico. As vítimas encontradas vivas ou mortas, eram gentilmente cobertas pelos grupos de resgate e delicadamente transportadas - quer para as tendas do exército, que serviam de hospital, quer para as ambulâncias, helicópteros, barcos que os levariam a hospitais.

Análise da situação por especialistas, informações incessantes à toda população, pelos oficiais do governo e a noção bem estabelecida de que "somos um só povo e um só país."

Telefonei várias vezes aos templos por onde passei e recebi telefonemas. Diziam-me dos exageros das notícias internacionais, da confiança nas soluções que seriam encontradas e todos me pediram que não cancelasse nossa viagem em julho próximo.

Aprendemos com essa tragédia o que Buda ensinou à dois mil e quinhentos anos: a vida é transitória, nada é seguro neste mundo, tudo pode ser destruído em um instante e reconstruído novamente.

Reafirmando a Lei da Causalidade podemos perceber como tudo está interligado e que nós humanos não somos e jamais seremos capazes de salvar a Terra. O planeta tem seu próprio movimento e vida. Estamos na superfície, na casquinha mais fina. Os movimentos das placas tectônicas não tem a ver com sentimentos humanos, com divindades, vinganças ou castigos. O que podemos fazer, é cuidar da pequena camada produtiva, da água, do solo e do ar que respiramos. E isso já é uma tarefa e tanto.

Aprendemos com o povo japonês que a solidariedade leva à ordem, que a paciência leva à tranquilidade e que o sofrimento compartilhado leva à reconstrução.

Esse exemplo de solidariedade, de bravura, dignidade, de humildade, de respeito aos vivos e aos mortos ficará impresso em todos que acompanharam os ventos que se seguiram a 11 de março.

Minhas preces, meus respeitos, minha ternura e minha imensa tristeza em testemunhar tanto sofrimento e tanta dor de um povo que aprendi amar e respeitar.

Havia pessoas suas conhecidas na tragédia? me perguntaram. E só posso dizer: todas. Todas eram e são pessoas de meu conhecimento. Com elas aprendi a orar, a ter fé, paciência, persistência. Aprendi a respeitar meus ancestrais e a linhagem de Budas.

Mãos em prece (gassho)


Monja Coen


(Essa emocionante lição de vida, foi-me enviada por e-mail e junto a este, um pequeno comentário que resume a nossa atual realidade.


- Que pena estarmos tão distante ainda, desta civilidade. Acho que eles pecam pelo excesso de disciplina com as crianças, mas nós pecamos pela falta dela.


Aos amigos(as) já de longa data e aos amigos(as) recém-chegados(as), desejo um fim de semana repleto de amor, paz e sabedoria.

Abração!!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Minha arte francesa


Guris e gurias queridas!!

Pela primeira vez em muitos anos, estou tendo a oportunidade de dedicar integralmente o meu tempo, fazendo o que mais gosto, artesanato.

Sempre precisei dividi-lo com o trabalho, com as tarefas caseiras, além dos compromissos extras que sempre surgem sem nos avisar. Mas, nesta última quarta-feira tive a oportunidade de participar de uma aula em que pude aprender um pouquinho mais sobre a arte francesa. Eu já havia confeccionado algumas peças usando essa técnica, mas quando temos a oportunidade de nos aperfeiçoar, adquirindo a experiência de uma excelente profissional, melhor ainda.

Então, eu gostaria de compartilhar com vocês, a minha criação: Um lindo hibisco vermelho que está exibido em uma moldura rústica feita com material de demolição, e que combinou perfeitamente com a decoração da minha casa que tem estilo colonial. Infelizmente, as fotos tiradas não ficaram nítidas, pois o quadro está em uma parede com pouca luminosidade.


Foto e criação: Atelier Tapera Urbana


E para encerrar a semana com chave de ouro, fui assistir o filme RIO, que é simplesmente ENCANTADOR. Eu sugiro, indico e recomendo. Um programasso para a família toda.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Velhos carretéis

Lembram deles? Os velhos e saudosos carretéis de linha em madeira, que agora saltam das gavetas para a parede.


Fonte: designsponge

Juntando os caquinhos

Olhem que idéia maravilhosa!! A cúpula deste abajur todinha revestida com pedacinhos de porcelana. Uma forma bem original de relembrar das velhas louças de família e que um dia fizeram parte da história.


Fonte: webdelacasa.com

terça-feira, 12 de abril de 2011

Saúde!!

Gurias e gurias queridas.

Já que a "encrenca" aqui, não permitiu de jeito nenhum que eu postasse a costumeira mensagem de sexta-feira, então, aproveito agora, para agradecer as visitinhas, os comentários e principalmente as novas amigas, desejando à todos vocês, uma saudável e saborosa semana.

Saúde!!


Fonte: cfabbridesigns.com

De tirar o chapéu

Alô gurias costureiras e "patchworkeiras". Em um dos passeios rotineiros que fazemos com os peludos na pracinha, encontramos com a Rosa. Amiga querida, do bem, super talentosa, criativa, dona do bloguinho http://www.coisasdagansinharosa.blogspot.com, e que aproveitou a oportunidade para mostrar uma de suas criações: um fofíssimo agulheiro feito com bola de isopor e papelão, delicadamente enfeitado com florzinhas de fuxicos. As amigas que lá estavam, adoraram a idéia, e tiraram o chapéu para mais esta criação da "Gansinha Rosa".



Fotos: ateliertaperaurbana

Criação: coisasdagansinharosa

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Coelhinho Pascoalato

Coelhinho de lata

Que trazes para mim??



Nós apaixonados por artesanato estamos sempre inventando coisas, né?

Pois ontem, me deu uma "coceirinha" nas mãos e uma vontade enorme de criar algo diferente para a páscoa, mas que fosse reciclado, naturalmente. Então, me veio à idéia de confeccionar o "Pascoalato", o meu coelhinho de lata.


Material utilizado:


01 lata de atum com tampa

01 bandeja de pizza

Tecido para o corpo, manta acrílica, pedaço de retalho para a gravatinha, fita mimosa, palha ou papel picado, borrachinha de dinheiro, tinta acrílica ou maquiagem, pincel, caneta preta para artesanato, cola branca, lixa para unhas, alicate e martelo.




Desenhe e recorde em uma folha de papel, o molde da carinha e patinhas. Depois repasse-os com uma caneta, para a bandeja de pizza. Recorte-os com um estilete e após, passe suavemente a lixa para unhas nas bordas. Ela vai retirar os excessos do isopor, que ficaram nas laterais. Reparem que o rostinho do coelhinho é proporcional ao tamanho da tampa e para o verso fiz apenas um círculo.

Depois de recortados, pintei-os com tinta acrílica na cor marfim e sombreei com marrom. Passei um blush nas bochechas, uma canetinha preta para formar a boca e as sobrancelhas e colei os olhinhos e nariz em feltro e a gravatinha.



Para o corpinho, recorte em um tecido xadrez, um círculo do tamanho de um prato e outro menor de manta acrílica. Modele-os em volta da lata, distribuindo bem os babadinhos que se formarão em volta, e prenda com a borrachinha de dinheiro ou com um pedacinho de elástico . E para rematar use uma fita mimosa.


P.S. Como a lata é aberta com um abridor manual, eu usei o martelo para retirar as saliências deixadas na tampa e pressionei com um alicate, a borda da lata. Assim evita-se um eventual machucado.

Depois, é só recheá-lo com um delicioso cupcake(sugestão).

Criação: Atelier Tapera Urbana

Inspire-se naquele jeans básico

Fonte: Eva Lindh

Cozinha personalizada

A cozinha também pode servir de inspiração para a gente soltar a imaginação na hora de decorar a casa para a Páscoa. Alguns adesivos aqui e ali...


Fonte: webdelacasa.com

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sinal encantado


As vezes acho que a internet aqui de casa, vem lá do mundo encantado da Cinderela. Quando chega meia-noite o encanto acaba e não tem santo nem reza braba que consiga fazê-la funcionar. Estou à dias tentando visitar vocês, postar meus comentários, agradecimentos, mas a lentidão é d+. Encontro dificuldades até na hora de postar. Por isso, gostaria de avisá-las que meu silêncio não é por falta de interesse, não. Vou fazendo minhas visitinhas conforme a disponibilidade, tá? Mas, prometo que vou aparecer!!

Até

Cestinhas 2 x 1

Curtam esta idéia super fofa e original. A transformação de simples vasinhos de argila em divertidas cestinhas de páscoa. Para decorá-los, basta algumas tirinhas de cartona estampada e palhas coloridas. A expectativa continua após a degustação das saborosas guloseimas, com a semeadura de plantinhas que poderão colaborar com o futuro saudável do nosso lindo Planeta.
Fonte: hostessblog.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

Páscoa matinal

Na Páscoa, guirlandas e coelhinhos são fofurinhas que alegram a decoração. Mas, não podemos esquecer dos detalhes à mesa.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Renovando as energias

Guris e gurias queridas!!
Desculpem-me o "chá de sumiço". É que estou renovando as minhas energias. Afinal, a vida da gente é composta por mudanças, muitas vezes inesperadas, e que mais tarde vimos concordar que estas são extremamente necessárias ao nosso crescimento e à nossa evolução.

Foi assim com uma das minhas jornadas de trabalho. Quase oito anos de serviços prestados a uma empresa, cujo ciclo foi encerrado na semana passada.

Em um primeiro momento, experimentamos certo desconforto, já que o medo do novo é natural. Mas, aos poucos vamos redescobrindo a nossa força, coragem e capacidade que temos, de desbravar um mundo desconhecido. Basta sabermos direcionar os caminhos de maneira criativa, pincelando-os com bom-humor, para que bons fluídos sejam projetados em nossa direção.

Sendo assim, toda mudança é bem-vinda. Então, aproveito para remodelar a minha rotina, contemplando novos lugares, sons e sabores, pois somente dessa forma conseguiremos assumir diferentes posições, que possibilitarão alternar nossa visão sobre muitas coisas. Entre elas, a certeza de que: "A queda das folhas de outono são fundamentais para a renovação de uma perfumada e colorida primavera."


Mas, entre os recentes acontecimentos, o que mais me deixou feliz, foi retornar ao blog e me deparar com as visitinhas de vocês minhas amigas, incluindo seus carinhosos comentários e dos fofíssimos selinhos pelos quais fui presenteada e que postarei durante a semana.

Aproveito também para agradecer à todos os participantes do sorteio de páscoa e as recentes seguidoras da Tapera Urbana. Essa oportunidade que nos foi dada de podermos trocar idéias criativas em benefício de uma vida mais saudável, me deixa muito feliz. Prometo que visitarei todas vocês, o mais breve possível.

Grande beijo.

Fê.