terça-feira, 22 de junho de 2010

Plantando sementes

Entre os dias 01 e 12 de junho, ocorreu a SEMANA DO MEIO AMBIENTE.
Evento promovido pelo Instituto de Educação Estadual Rubén Dario, localizado na cidade de Sapucaia do Sul/RS, com o tema CONSCIÊNCIA e CIDADANIA.
Durante a programação ocorreram palestras, feiras, apresentações artísticas, exposições e também uma oficina de reciclagem, a qual foi convidada a liderar.
Este gentil convite partiu da profa. Maria Arabela Pereira (Supervisora do Ensino Médio, do turno da noite). Inicialmente fiquei apreensiva, pois seria um encontro com 22 meninas do Curso Normal (Magistério) e eu ainda não havia passado por tal situação. Mas em nenhum momento pensei em desistir, pois a minha vontade de passar uma mensagem positiva em prol do nosso Planeta era maior. Até porque, o meu artesanato está diretamente focado na preservação do meio ambiente.


Latas de atum x Porta clips


Optei por uma aula prática diversificada.
Levei vários resíduos recolhidos do lixo e expus ao lado de uma pequena mostra de peças já recicladas.


Tampas de plástico x Porta-retrato de parede


Latas de aluminio x Porta lápis e cartões, borboletas de pet


Porta lenços


Mostra dos trabalhos e...


...mãos na massa, ou melhor, nos pincéis.


Uma tarde muito agradável, em que tive a oportunidade de mostrar minha preocupação e interesse em reduzir o desperdício, o descaso e o desrespeito, praticados pelo ser humano contra o meio ambiente. Felizmente existem várias instituições, organizações e voluntários com propostas de campanhas voltadas na proteção de um planeta mais saudável. Muitas idéias sustentáveis, faceis de serem colocadas em prática, que podem diminuir bastante o impacto ambiental e resgatar seu vínculo com a natureza. Não há desculpas para não fazer. O que nos falta apenas, é força de vontade. Parar com esse hábito de empurrar a culpa para o vizinho, e assumir também a nossa cota de responsabilidade, pois MUITO depende da educação ambiental do cidadão.

No encerramento da oficina, entreguei um pequeno resumo do meu trabalho:

atelier tapera urbana






Artista plástica, artesã, mas antes de tudo, uma cidadã consciente e defensora da "vida saudável". Sou natural de São Lourenço do Sul/Rs e adotei Porto Alegre como cidade do coração.
Estou residindo a dez anos na capital e a cinco anos no centro da cidade. Adoro estar em contato com a natureza, poi ela é a minha grande fonte de inspiração. E foi entre um passeio e outro nos parques e praças, que observei o descaso e o estado de abandono em que o bairro se encontrava. A partir deste momento, senti a necessidade de fazer algo que pudesse contribuir para modificar a atual situação. Afinal o mundo que vivemos é o que construímos, e isso só confirmou o que eu já sabia: Que a minha participação é tão importante quanto a sua, para a sobrevivência deste Planeta.
Então surgiu o atelier tapera urbana, querendo mostrar às pessoas que é fácil mudar para melhor, basta força de vontade e que cada um faça a sua parte, mesmo que pequena. Foquei a minha visão na quantidade de sacos de lixo que são atirados diariamente nas calçadas, nas caçambas de recolhimento de entulhos e percebendo a grande diversidade de elementos que junto com estes são descartados, descobri que um pouco de imaginação e criatividade, pode-se transformar pequenas embalagens como latas, tampas, garrafas e até móveis, em utilitários versáteis e bonitos que com certeza farão um grande diferencial à sua casa.
Sei que a minha contribuição em benefício deste Planeta é muito pequena, mas a lista com material reciclável que consegui recuperar durante um ano inteiro, fez uma grande diferença.
Espero que gostem da minha "arte", pois faço com muito amor e dedicação.
E faça como eu, tome uma atitude e invente a sua moda.

-TIRANDO DO LIXO-

0912 unid. Garrafas pet
0057 " Latas de atum
0053 " Latas de sardinha
0024 " Latas de Óleo de cozinha - Galão 16 Kg
0017 " Latas de ervilha
0018 " Latas de pomarola
0047 " Latas em geral
0055 " Rolos de papel higiênico
0116 " Tampas de plástico

TOTAL: 1299 - Resultado de 01 ano


MUDAR DE HÁBITO PODE PARECER DIFÍCIL, MAS NÃO PARA QUEM QUER FAZER O BEM.


ATITUDES QUE SALVAM O PLANETA:

A regra básica da ecologia indica as cinco atitudes que garantem uma postra ecologicamente correta, é o lema dos cinco R: RECUSAR, REPENSAR, REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. As dicas a seguir, desenvolvidas pelo Greenpeace Internacional, valem na hora de consumir e de descartar qualquer produto:
-SEMPRE se pergunte: "Por que estou comprando isso? Será que vou usar mesmo? É necessário?
-PENSE se o produto (ou a embalagem) escolhido precisa ser de plástico ou se existem materiais menos nocivos ao meio ambiente, como papel ou vidro.
-LEVE sua própria sacola quando for às compras. Isso evita o acúmulo de sacolas plásticas.
-QUANDO comprar, pense nas possibilidades de reutilização de embalagens. Por exemplo, galões de água podem ser transformados em baldes ou floreiras.
-PREFIRA não comprar produtos embalados em bandejas de isopor, pois também liberam toxinas na atmosfera.
-REJEITE produtos que usam o tóxico vinil, o PVC (O MAIS TÓXICO DOS PLÁSTICOS). O Cloreto de polivinila (PVC), mais conhecido como vinil, contém cloro, cádmio e chumbo, substâncias altamente tóxicas e prejudiciais ao organismo: Fonte: Revista Bons Fluidos

Pense em uma alternativa que tenha mais a ver com você e use sua criatividade em forma de expressão:


-REUTILIZE-


É dificil descartar totalmente as sacolas plásticas da rotina diária. Nem sempre temos condições de recusá-las. Uma solução é juntá-las e devolvê-las novamente ao lugar de origem do comércio local, para que elas possam ser REUTILIZADAS.


-NEM TODO LIXO PRECISA DE SACO-

Não a necessidade você acondicionar materiais recicláveis em sacos de lixo grandes. Utilize caixas de papelão, coloque-as em um lugar seco e seguro, depois que estiverem totalmente cheias, lacre-as e envie-as ao seu destino.


-DEIXAR DE USAR SACOLA PLÁSTICA ESTÁ NA MODA-

REUTILIZE aquele jeans velho e rasgado que você pretende jogar fora e faça uma sacola diferente. Pinte, borde, aplique flores, tecidos...


-TRANSFORME-









Estimule mais a sua sensibilidade e veja as coisas de outro ângulo. Tudo pode ser reaproveitado, reciclado, transformado. Quantas vezes descartamos roupas, objetos, móveis. Preste mais atenção, eles podem ter outra função, se usados com criatividade.
.
-LIXO ORGÂNICO
Falta de espaço não é desculpa para separar o lixo. Muitas pessoas moram em apartamentos e mesmo assim encontram lugar e espaço para reutilizar o lixo orgânico. Latas, floreiras e outros recipientes podem servir de canteiros para armazenar cascas, sementes e restos de alimentos que com o tempo se transformará em um saudável adubo para suas plantas, chás e ervas.
.
-MUDANÇA DE HÁBITO
Em um processo de reeducação e mudança nos nossos hábitos, colaboramos e muito na redução de danos causados à natureza.
Em vez de consumir MAIS, devemos consumir MELHOR; assim evitamos excesso de embalagens descartadas.
-Reeduque a sua alimentação e procure consumir alimentos mais naturais e produzidos por você mesmo. Você verá o quão é prazeroso degustar uma fruta, legume ou tempero semeado e colhido por você, na sua própria alimentação;
- Cultive flores. Basta uma lata reclidada, um pouquinho de adubo preparado por você e colocá-la em local que tenha um pouco de sol ou luz natural. Observe e aguarde a visita das borboletas;
-Plante uma árvore. Cuide-a, cultive-a para que ela cresça tão bonita e saudável como você. Além de ser um belo exemplo a ser seguido...é a sua herança para o futuro;
-Use a impressora de seu computador somente se necessário. Evite imprimir e-mails sem utilidade;
-Fortaleça os ensinamentos recebidos de seus pais. As boas maneiras também fazem parte e são essenciais na formação de qualquer ser humano. As palavras mágicas engrandecem, beneficiam e retribuem com energias positivas o Planeta: Bom-dia, Boa-tarde, Boa-noite, Com licença, Desculpe-me, Obrigada...;
-Use e abuse da GENTILEZA, da TOLERÂNCIA, da PACIÊNCIA, do RESPEITO, do AMOR e da PAZ;
-Respeite as pessoas da mesma forma que você deseja ser respeitado. Principalmente as crianças e idosos. Você já cresceu, mas um dia envelhecerá;
-Cuide dos animais e respeite o direito à vida e a liberdade de cada um. Afinal, eles também tem sua importância, muitas vezes espantam a a solidão da gente, alegram a casa e retribuem afeto sem olhar a quem;
-Respeite a mata, os mares, lagoas, rios e córregos. Pense bem antes de jogar lixo nestes locais. Não esqueça que a ÁGUA vale ouro, pois ela é a própria "VIDA".
.

.
-QUESTIONE A SUA RESPONSABILIDADE
1) Qual o tempo aproximado de decomposição de cada produto??
.
MATERIAL................... TEMPO DE DEGRADAÇÃO
-Aço................................................10 a 100 anos
-Alumínio...........................................Mais de 500 anos
-Cerâmica..........................................Indeterminado
-Chicletes..........................................05 anos
-Cordas de Nylon.................................30 anos
-Esponjas...........................................Indeterminado
-Filtros de cigarro................................01 a 05 anos
-Isopor..............................................Indeterminado
-Madeira............................................06 meses
-Borracha...........................................Indeterminado
-Papel e papelão..................................03 a 06 meses
-Plásticos..........................................50 a 450 anos
-Restos orgânicos.................................06 a 12 meses
-Vidros..............................................Mais de 4000 anos
-Panos/tecidos....................................06 meses a 01 ano
-Fraldas descartáveis............................Mais de 450 anos
.
.
2) Quais as doenças causadas pelo lixo??
.
*Cólera.................Infecção intestinal (Bactéria)
*Diarréia................Infecção Intestinal ( Protozoário ou Parasita)
*Lepra..................Tuberculose (Bacilo)
*Peste..................Bubônica: Transmitida por pulgas
*Pólio...................Parasita dos músculos (Vírus)
*Hepatite..............Necrose do fígado (Vírus)
*Febre amarela......Transmitida por mosquito (Vírus)
*Leptospirose.........Doença infecciosa causada pela urina dos ratos (Bactéria)
*Tétano................Infecção (Bactéria)
*Malária................Transmitida por mosquitos(Parasitas)
*Gripe...................Infecção Respiratória (Vírus)
.
Fonte: SL Ambiental



FAÇA A SUA PARTE, POIS O PLANETA PRECISA TANTO DE VOCÊ, QUANTO VOCÊ DELE.
Lembrança
E aqui o meu agradecimento as Profas. Maria Arabela (Supervisora), Guiomar (Vice-diretora) e ao Diretor da Escola, Prof. Eloi Machado, que me receberam com tanto carinho. Grande abraço!!
.
.
Resultado?? Favorável, com perspectiva de uma colheita com bons frutos.

15 comentários:

Romy disse...

Olá Fernanda,

Começo por dizer que precisamos de mais gente como a Fernanda.
Adorei, mas adorei mesmo a ideia de reciclar as latinhas, os meus parabéns.
Em Portugal os artesãos são muito mal tratados, não se lhes dá o real valor, é muito difícil de vender artesanato, é visto como um trabalho menor.
É uma pena, mas não sei o que vai na cabeça das pessoas.
No dia Mundial da Criança quando fiz "A hora do conto" e falei da pintura e ilustração, houve uma professora dos meninos que me veio agradecer, e ao meu ouvido me disse "bem-haja pelo seu trabalho"
fiquei sem palavras, mas agora sou eu que lhe digo.

Bem-haja pelo seu trabalho!!!

1 Beijinho

Romy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Fernanda ...que 10!!
Parabéns pelo seu trabalho,essa postagem.Fiquei encantada com as latinhas e porta retratos.
Eu que ainda sou uma aprendiz,fico doidinha rs qdo vejo essas coisas lindas e simples de fazer.
Vc tem fotos do Atelier Tapera Urbana?
Deve ser muito bacana.
Não sei se vc leu em um dos comentários que fiz aqui no seu blog,mas eu disse que tenho vc como minha professora.Acho tudo lindo.Tanto as suas idéias para postar como sua arte.
bjão de "sua aluna"

Fernanda Eick disse...

Oi Romy! Muito obrigada pelas palavras de carinho. É de incentivos assim como o teu, que precisamos para prosseguir no caminho do bem.
Por aqui temos bastante espaço para feiras e exposições. E, está ficando cada vez mais comum, a preferência por artesanatos e móveis ecológicamente corretos. Temos aqui muitas pessoas interessadas, engajadas em campanhas de preservação do meio ambiente, mesmo que muitas vezes elas não recebam o devido respaldo. Mesmo assim, também estamos muito longe de sermos um país evoluido, em que este priorizará o merecido respeito que a natureza carece.
Mas, o importante é persistirmos, fazer sempre o melhor que pudermos e acreditar que, pelo menos a nossa passagem por aqui não será em vão. Fizemos a nossa parte.
1 grande abraço.

Fernanda Eick disse...

Oi Silvia! Fico feliz por admirares o meu trabalho. O meu atelier fica em casa mesmo. Um cantinho pequeno que reservei para pôr em prática as minhas invenções "mirabolantes". Vou tirar algumas fotos dele para postar aqui no blog.
Fico feliz em poder repassar minhas idéias e saber que elas são aprovadas pelos amigos. Mas tbm tenho muito que aprender com vcs. Cada um com suas peculiaridades, mas iguais na imensa vontade de transformar este globo terrestre, em um espaço digno e respeitável à qualquer ser vivo.
Abração!!

Daisy disse...

Oi Fernanda, parabéns pelo seu trabalho adoro vir aqui no seu blog e ver as maravilhas que você faz com os recicláveis, nós (aqui em casa) sempre separamos o reciclável, mas, colocamos para o lixeiro no dia do lixo reciclavel, nunca me passou pela cabeça utilizá-los dessa forma, fiquei realmente encantada, vou juntar um pouco e ver se consigo fazer alguma coisa, vou tirar inspiração do seu blog se você permitir,mas primeiro, tenho que me organizar direito, enquanto isso eu e minhas filhas juntaremos e depois veremos o que podemos fazer, você é 1000.Beijos Daisy.

Margarete Benitez disse...

Oi Fernanda, que idéias incríveis são todas plenamente aproveitáveis.
Graças à Deus estamos em uma tendência mundial de reaproveitamento e de utilizar o artesanal na decoração. A algum tempo atrás o artesão não era muito considerado não, mas hoje o feito à mão com certeza tem um conceito muito especial. Não são todas as pessoas, mas a maioria já está dando o valor merecido.
Parabéns pelo post.
bjs.

Studio Scrap Craft disse...

Parabéns pelas idéias e iniciativa!!
Maravilhosas!!! obrigada pela visitinha no meu blog, tenha um ótimo final de semana. bjs

Nídia e Patrícia Martins disse...

Oi Fê.. tudo ?

Que lindo trabalho que vc fez... ensinar aos jovens o artesanato e importãncia da reciclagem.
"se tiver medo, pare e respire... e caminhe para frente. Desistir Nunca !!!"
Valeu o teu esforço...continua assim levando sua criatividade para os jovens.
Atitudes como esta o mundo vai para frente.
Parabéns Amiga !!!
Bjos das "gurias borboletas" que torce para o teu sucesso...

Cristina disse...

Amiga to muito orgulhosa de vc.Maravilhoso tudo.Vou fazer tbm...

Provance Home Banho disse...

Oieeeee Fernanda...
Como sempre fazendo postagens maravilhosas...Falar sobre reciclar é muito importante pois muita gente ainda não se tocou , e não percebeu que o nosso planeta está gritando de horror com tudo que nele estão fazendo...
Bjsssssssssssssssssssssssss

Fernanda Eick disse...

Queridas amigas!! Muito, muito obrigada pelos elogios e manifestações de incentivo. Vocês não tem idéia do quanto isso é importante para mim e o quanto vocês me fazem feliz.
GRANDE abraço!!

Márcia Basílio disse...

Fernanda,
Que bela lição. Você é um exemplo que todos nós devemos seguir. Parabéns por sua iniciativa e criatividade.
Bjs,

Anônimo disse...

Oi Fernanda
Vim agradecer pela visita ao meu blog e pelos comentários muito gentis.
Ainda não consegui "bisbilhotar" tudo aqui no Tapera (amei o nome!!!). Gosto de ir curtindo cada cantinho, então vou voltando, tá?
Seja sempre bem vinda ao Artekoisas!
Beijo grande pra ti

Nil disse...

Pesquisando na net por lata de atum reciclada cheguei até o seu blog. Amei as ideias, as oficinas...

Parabéns, suas ideias e atitudes me inspiraram.
Obrigada,

Nil