quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Viva às sempre vivas!!


Vocês conhecem as sempre-vivas? De origem australiana, elas tem este nome porque são capazes de manter as cores e o aspecto vivo mesmo depois de secas. Também são chamadas de flor-de-palha ou saudades-perpétuas.
Apesar dos tons vibrantes e multi-coloridos, ela é uma planta rústica e muito simples e talvez por isso raramente chame a atenção. Ela se propaga através de sementes e é facilmente vista em beira de estradas, misturadas à vegetação.
Eu sou apaixonada por esta florzinha que me faz recordar os bons tempos de criança, quando nesta mesma época eu, com seis ou sete anos de idade, "ajudava" minha avó decorar as deliciosas bolachinhas de natal, na casinha de "chão batido", em que da porta da cozinha podia-se ouvir o canto das cigarras e sentir o aroma campestre inconfundível das dezenas de sempre-vivas que coloriam o pátio.
Não lembro ao certo de quem herdei este costume, mas sempre no mês de dezembro, durante as compras de Natal, vou à feira buscar meu ramalhete de sempre-vivas coloridas com as cores do verão, que permanecerão lindas e vibrantes durante o ano inteiro ou até mais tempo, dependendo do lugar em que ficarão expostas.
Experimentem fazer. Basta um pouquinho de paciência.
Nunca contei, mas deve ter aproximadamente umas cinquenta florzinhas em um buquê com este.

Antes de comprá-lo, você pode aproveitar as suas caminhadas diárias para recolher todos os gravetinhos(fininhos e secos) que encontrares pelo caminho. Quanto mais bifurcações conter o graveto, mais diferente será o visual).


Depois pegue um estilete ou uma gilete e corte o talo rente à flor. Algumas delas estarão fechadas. Então, depois de cortadas, expunha todas ao sol. Assim elas se abrirão. Descarte aquelas que já estão com uma aparência envelhecida, geralmente são aquelas em que o miolo começa a desprender-se.


Com a ajuda de uma agulha ou um pedaço de arame fininho, faça um pequeno orifício em baixo da flor (não force muito, para que a agulha não ultrapasse o miolo). Depois, coloque um pouquinho de cola branca no orifício e encaixe o graveto. Para facilitar a secagem , deixe-as repousando durante a noite, todas viradas para baixo.



E está pronto o seu arranjo de flores naturais. Para deixá-las com um visual ainda mais brilhante e duradouro devido à poeira, ajeite-as no vaso e borrife no arranjo, um pouco de laquê ou spray fixador para cabelos. Elas duram aproximadamente dois anos, se estiverem em um móvel que não apanhe sol forte.
Não é à toa que as sempre-vivas significam eternidade, imortalidade e permanência.

Não reparem: sou um pouco antiguinha e ainda uso guardanapos de crochê, ou doilys, para as mais modernas.

4 comentários:

Iram Matias disse...

Fê,
eu tenho que ser igual a vc quando eu crescer. Deus deve estar sempre sentado nas suas mãos para que possa fazer coisas tão singelas assim.
PARABÉNS

AMEI TE CONHECER, DIGO EU.

Beijos e tenha uma virada Feliiiiz!

Iram

Marcia disse...

que liiiiindo... engraçado eu ta, também lembro desta florzinhas no natal...nós fazíamos guirlandas para enfeitar as portas...
Amei a idéia de arrumar assim nos vasos....
adorei teu depoimento no meu blog...tu tens toda a razão...eu sei que mesmo que eu tivesse uma casa toda planejada eu iria modificar com minhas coisas...e eu sempre catei tudo que me dão também...modifico...e me adapto...

Nós morávamos num apto bem legal...mas a grana era muiiita por mÊs, então optamos por morar mais simples para poder fazer a nossa...
Mas ainda não deu...quem sabe em 2011!!!

Eu adoraria te conhecer...tu é uma das minhas...tenho certeza!!!!

Um beijo bem grande e tudo de bom no ano que se inicia...

Eliana disse...

Oi Fe ,adorei a dica,ficou linda!!
é verdade somos gauchas e edoro as ovelhinhas kkkk.
Minha Querida desejo de coração um ano novo repleto de coisas boas para você e sua família.
Que passamos passar mais muitos anos juntas nessa net,que nossa amizade seja mais do que virtual.
bjs

Cristiane Carvalho disse...

Oi Fê, passei pra agradecer o carinho que vc deixou lá no bloguito rsrs, é verdade o Pedro veio pra alegrar mais ainda nosso lar, bebê em casa traz muita paz né? Minha linda deixo pra vc e sua família um desejo de um lindo ano novo cheio de realizações que Jesus ilumine sua vida sempre um grande bj doce e fica com Jesus...Cris