quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cow parade Porto Alegre/2010

Depois de um agradável encontro com o aumiguinho Zeus, resolvemos ir literalmente à caça "das vaquinhas".
O maior evento de arte urbana do mundo, a CowParade, chegou pela primeira vez no Rio Grande do Sul. À partir do dia 08 de outubro, as ruas de Porto Alegre ficaram repletas por 81 lindas e coloridas vaquinhas, com as mais inusitadas formas e texturas.
A CowParade é considerado o maior e mais bem sucedido evento de arte pública do mundo. Desde 1999, a CowParade, já passou por mais de 55 cidades em todo o mundo, incluindo Chicago, New York City, Londres, Tóquio, Bruxelas, Dublin, Praga, Estocolmo, Cidade do México, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Boston, Paris, Rio de Janeiro, Milão, Istambul, Madri, Taipei e agora em POA.
As esculturas de vacas são confeccionadas em fibra de vidro e decoradas por artistas locais. Depois são distruídas em locais públicos da cidade, como estações de metrô, avenidas e parques. Após a exposição, elas são leiloadas e o dinheiro é entregue para instituições de caridade.
Ao redor do mundo, mais de 5.000 artistas participaram da CowParade e estima-se que mais de 150 milhões de pessoas já tenham visto uma destas vaquinhas famosas e US$ 22 milhões levantados para entidades beneficentes através de leilões destas.
Muitas pessoas perguntam: Porque vacas? Alega-se que ela representa coisas diferentes para pessoas diferentes: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é de carinho. ?! Como assim, simpatia e carinho pelas vaquinhas. E o abatedouro e o churrasquinho?? Bem, este não é o momento para questionamentos, mas para admirações e elogios aos inspiradores artistas que, com muita criatividade estão nos surpreendendo.
Aqui, fotos de algumas vaquinhas, que eu e a Cris fotografamos neste fim de semana prolongado.
*
Vaca de nº 72 - O pensamento (Na minha opinião, uma das mais lindas)


Vaca nº 18 - Roseta

Vaca nº 49 - As idéias após um volta pelo centro da cidade

Vaca nº 40 - Vaca Alegre

Vaca nº 76 - Vacaduto da Borges

Vaca nº 39 - Vaca em Braile


Vaca nº 63 - Nadine saiu para passear

Vaca nº 24 - Vaclown

Vaca nº 46 - Vaca integral

Vaca nº 56 - Mecanicow

Vaca nº 73 - Cowlorada (muito fofa)


Vaca nº 13 - Cowdrinhos

Vaca nº 06 - A vaca foi pro Beco(destaque para as meias zebrinhas)
Ufa!! Eu e a aumiga Cris fizemos um passeio e tanto, durante este feriadão. Caminhadas e mais caminhadas pela cidade. Tudo em nome da arte.
Final de semana (se São Pedro colaborar) tem mais...

9 comentários:

Aumigos da Praça disse...

E com roteiro enxuto pra economizar colinho e linguinha de fora!!!:)
Bjkas♥

Romy disse...

Olá Fê,

Todos oas anos também temos a Cow Parade, aparecem trabalhos lindos e cheios de cor e imaginação, essas são muito bonitas!

1 beijinho

Sandra disse...

Que coisa mais legal, Fernanda, eu nunca tinha ouvido falar do Cow Parade. Vou me informar sobre pq achei a idéia e os trabalhos incríveis.

Um abraço ;)

Izis Borck disse...

Adorei essas vacas, não consegui tirar foto da do Estágio do Beira Rio, mas pela sua já percebi que charme está esta vaquinha.
Obrigada pela gentileza de se oferecer para me mostrar POA, também quero retribuir quando vir para Ponta Grossa gostaria muito de hospedá-la.
Beijocas

Kátia disse...

...e a vaca gremista, Fê? Não tinha? rs

Fernanda Eick disse...

Pois é meninas!! Elas estão fazendo o maior sucesso. O que encanta é a riqueza dos detalhes.
E tem vaquinha gremista sim, Kátia. Assim que encontrá-la, postarei a fotinho dela aqui, para vc poder admirá-la.
Abraços...

Josieli Melo disse...

Lindas, que trabalho perfeito!! Fê, fico muito grata pelas postagens, não conseguiria ver todas as vaquinhas e vc.está fazendo este cansativo, mas prazeroso trabalho tirando as fotos e possibilitando que possamos pretigiar. Mas queria falar o que mais me chamou a atenção, não foram as vacas, mas o "cãopanheiro de trabalho" o Arthur ficou encantador na foto. "Tio, quer aujudar a maumãe aqui em casa?" Beijos e lambeijos. Josi e Funny Flor.

Fernanda Eick disse...

Oi Cãomadre Josi!
Tuzico não larga a vovó, nem por decreto.
Aufagos nesta linda família.
Estamos aguardando a visita de vcs...
Fê.

Jorge Ramiro disse...

Isso é arte. Eu gosto muito, me lembra o estilo do Gaudi, usado para criar e decorar seus trabalhos. Especialmente o primeiro touro, o que para mim é o mais bonito de todos. Também parecem touros treinados. Eu tenho um de cachorro, é importante fazer o adestramento de cachorro. Então, o cachorro se comporta bem. Eu posso ir com o meu cão ao qualquer lugar, porque ele obedece o que eu digo.