quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Saco de Jornal

Oi amigos.
Vejam só que achado legal!!
Minha querida colega Fabiane, também defensora deste nosso lindo Planeta, enviou-me hoje pela manhã, este post com uma super idéia ecologicamente correta, que fala exatamente assim:

De grão em grão a galinha enche o papo!!!
A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo.
Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será q
ue não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A idéia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no Origami.

Começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado. Para ver melhor os detalhes, clique na foto para aumentar.

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.


Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura.


Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!Que tal?Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!


Desconheço os créditos, mas adorei a idéia e vou tentar fazer!!
Só ficou uma dúvida na hora de lacrar o saquinho, o que fazer? Acho que o mais prático seria grampeá-lo.

6 comentários:

Fernanda Eick disse...

Oi querida amiga...
Eu tbm pensei na mesma coisa!
Tenho saudades daquelas tardes de verão, em que eu brincava com barquinhos de papel, na calçada.
Gde abraço!

Arlette disse...

Hi Fernanda! This is a wonderful idea to line trash cans instead of using plastic. This is the same pattern that we used many years ago to make disposable drinking cups (only much, much smaller). It is a wonderful idea to make them larger and use it as liners for rubbish cans. You are a smart girl! Thank you for visiting my blog.
Aloha!

Márcia Basílio disse...

Fê,
Você sempre dando ótimas dicas de reciclagem.
Bjs,

Daisy disse...

Boa tarde Fernanda, achei muito criativa esta idéia, adorei, tbm vou tentar fazer, como vc está? Tenha um dia muito feliz bjs Daisy

José Maria Lobato disse...

Olá caríssima amiga,,, uma boa ideia, que em tempos também já vi praticar em Portugal, em minha casa, por minha saudosa mãe, mas nesses tempos não haviam tantos sacos de plástico como agora!!! Curioso, que não sabendo a origem desses jornal, tem um anuncio lá da TAP (transportes aéreos de Portugal), será que o jornal é português???
Também tem um miminho para si neste link: http://josemariaartesanatoselos.blogspot.com/2010/09/selo-este-blogue-aquece-me-o-coracao.html, pode pegar se quiser!!!
Abraço lusitano, Zé Maria

Fernanda Eick disse...

Oi gurias queridas!
A cada dia que passa eu acredito mais e mais que a verdadeira beleza da vida está nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, na simplicidade. Talvez por isso eu esteja "reciclando" tanto o meu jeito de pensar e agir.rsrs

Meu amigo Zé!
Pior que não!! Até onde consegui ver, este jornal é a Folha de S.Paulo, com páginas do caderno de Turismo. Coincidência, né!!

Abraços em todos vcs..