terça-feira, 14 de setembro de 2010

Setembro. O mês mágico.

Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez
Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar

Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender

Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender

Assim já falava a velha canção: Sol de Primavera de Beto Guedes e Ronaldo Bastos.

Setembro é pura inspiração. É encantador, é mágico.
Tempo de mudanças e renovação. Deixamos para atrás os encantos de um inverno introspectivo, reflexivo e passamos a viver a liberdade em um recomeço de um novo ciclo de vida. É tempo de alegria, pois Setembro nos envia a colorida Primavera que inspira até a alma e o espírito dos menos apaixonados.
Época em que tudo brota. Enquanto as árvores com os seus vários nuances verdes tingem o horizonte e dançam ao som da brisa e dos ventos, as flores, estas então, que parecem ter sido enviadas diretamente do arco-íris, bordam imensos jardins.
Setembro também é tempo de festa e comemoração.
Principalmente para nós do Sul do Brasil, que nascemos e vivemos no pampa gaúcho. Por aqui, enquanto o Sol começa apontar já nas primeiras horas da manhã e a sábia natureza nos presenteia com a beleza encantadora das azaléias e com o suave aroma das delicadas Grinaldas de Noiva e Glicínias, as Andorinhas pintam este imenso céu azul, anunciando a chegada da Primavera.

Para nós gaúchos, o mês de Setembro tem um grande significado, pois comemoramos a Semana Farroupilha. Época em que aflora com mais intensidade, no coração dos gaúchos, o sentimento de orgulho de um povo que com muita coragem e bravura, escreveu uma história que ficará gravada na memória, ao longo dos tempos. Foi em um 20 de Setembro que homens farrapos, ao som de canhões e relinchar dos cavalos, desbravavam coxilhas, em uma luta sangrenta que defendia um único ideal: Justiça e Respeito.
Orgulho este, passado de geração em geração por um povo que idolatra a sua bandeira. Que canta seu hino com lágrimas nos olhos. Que honra as suas tradições e mantém viva ainda a simplicidade da vida no campo. Com uma cuia de chimarrão que passa de mão e mão, vai-se expandindo a roda da amizade e ao som da gaita e do violão aproximam-se os corações apaixonados por sua história.
Crescemos fixados na coragem e inspirados na ideologia de nossos antepassados. Um povo que não desistiu de lutar pelos seus ideais. Por anos e anos , seguimos as mesmas crenças, os mesmos costumes na música, na dança, na culinária, nas suas lendas e histórias, no seu vocabulário próprio, no seu jeito de viver a vida.
É na semana farroupilha que inicia hoje, que preparamos nosso espírito gaúcho e levantamos mais do que nunca, a nossa bandeira vermelha, verde e amarela, que pode ser reconhecida em vários rincões deste Planeta. É mais uma semana em que tudo se repete: vestimos a pilcha, encilhamos o cavalo, cevamos o mate, dançamos um romântico chamamé e acendemos o fogo de chão, tudo isso sob o prenúncio da chegada de mais uma encantadora Primavera.





2 comentários:

Cris de Sales Lobato disse...

Bah guria! Essa música é tri linda assim como a primavera que colore e perfuma nossos dias! Arrasaste neste post que ressalta bem o orgulho que temos de nossas raízes e nossa história!
"Sirvam, nossas façanhas, de modelo à toda a terra."

Um abraço bem gaudério!

Fernanda Eick disse...

É isso aí Cris!
Um Hino e uma bandeira que nos enchem de orgulho e fazem bonito em tantos rincões neste mundão afora.
E sejas muito bem-vinda à Tapera.
Gde abraço!!